quinta-feira, 9 de abril de 2009

Especial Recem nascido

Encontrei este texto e achei bastante interessante.





Saiba tudo o que se está a passar com o seu bebé nesta fase da vida.


O QUE ESTÁ A SENTIR

Quando olha para o seu recém-nascido enquanto o embala, não pode deixar de pensar no quão milagroso é cuidar de um bebé. No entanto, este milagre depressa irá chocar com a sua nova realidade.

Para as mães, é muitas vezes significativa a mudança entre o momento em que sente aquele ser desconhecido pontapear e alongar-se no interior do seu ventre e o seu aparecimento enquanto pessoa totalmente separada e que tanto necessita da sua dedicação e atenção.

Para algumas, o sentimento de ligação é tão forte que quando o bebé está adoentado e chora, também sentem vontade de chorar. Para outras, as alterações hormonais a par da intensidade das emoções e do esforço podem causar uma depressão pós-parto.

Para os pais, a experiência revela-se diferente, mas não menos intensa. Aqui está ela finalmente, aquela pequena pessoa totalmente dependente de si. Poderá sentir um carinho avassalador, como nunca antes, ou um enorme sentido de responsabilidade: como conseguirei cuidar dele?

Como conseguirei mantê-lo em segurança? Poderá ainda sentir insegurança: como devo pegar-lhe ao colo e tranquilizá-lo, ou construir a minha relação com o bebé? Por fim, poderá surgir um sentimento de ciúme associado à quantidade de tempo que o bebé precisa de passar com a sua parceira.

Todas estas emoções – e muitas outras que não referimos – poderão surgir. Acrescente-lhes uma imensa falta de sono e compreenderá porque é tão importante para os novos pais serem pacientes e compreensivos para com eles próprios e um para com o outro.

ESTÁ NA HORA DE COMER

Quando amamenta, está a fazer muito mais do que fornecer alimento ao bebé. Está também a ajudá-lo a sentir-se seguro no mudo que o rodeia.

Se o bebé pudesse falar:
Neste momento, chorar é a melhor forma para mim de comunicar e é por isso que o faço com tanta frequência. Pode ser por ter a fralda suja, por precisar de miminhos ou por ter fome.

E tendo em conta a velocidade com que estou a crescer, o mais provável será mesmo estar com fome. Se achares que tenho fome, toca levemente a minha bochecha e ver-me-ás a virar automaticamente a cabeça e começar a chuchar. Por vezes, preciso de praticar a sucção.

Quando choro de fome e apareces com comida, percebo que consigo comunicar e fazer com que as coisas aconteçam! Adoro sentir-me aconchegado, que olhes para mim e fales baixinho enquanto como.

Adoro sentir-me próximo de ti. Para já, quero receber o que preciso quando preciso. Em breve, irei aprender a esperar um ou dois minutos, mas só o conseguirei se tiver a certeza que virás para tratar de mim.

O que o bebé está a aprender:
Quando satisfaz a fome do bebé, está a ajudá-lo a sentir-se calmo, o que lhe permite concentrar-se brevemente na sua mais importante tarefa – aprender como funciona o mundo à sua volta – olhando para o seu rosto, ouvindo o som da sua voz, sentindo o movimento do embalo.

Quando fala calmamente com ele e acaricia lentamente a sua cabecinha enquanto come, o bebé está a aprender que é amado e que merece ser bem tratado. Começa a entender que pode confiar na mãe e depender dela. Esta lição de confiança estabelece as bases para as relações saudáveis ao longo da sua vida.

Quando ajuda o bebé a perceber que os seus esforços para comunicar são bem sucedidos, também está a ajudar as suas capacidades linguísticas: chora quando tem fome e a mãe aparece, alimenta-o e ele sente-se melhor.

Isto constitui um incentivo para comunicar mais, em primeiro lugar através de gestos e da vocalização e, mais tarde, através das palavras. Também está a ajudá-lo a compreender as causas e os efeitos (choro e a seguir aparece a mãe ou o pai), o que lhe permite criar uma noção acerca do mundo esmagador, e sempre impressionante, que o rodeia.

O que pode fazer:
- Fale com o bebé num tom de voz tranquilizador enquanto o alimenta.
- Acaricie suavemente o seu cabelo e corpo para que possa sentir o poder calmante do toque.

RECONFORTAR O RECÉM-NASCIDO

Quando reconforta o bebé, está a ensinar-lhe que o mundo é um lugar seguro e que alguém se preocupa com os seus sentimentos. Quanto mais satisfeito se sentir, mais energia terá para estabelecer ligações com os outros e para aprender como funciona o mundo à sua volta.

Se o bebé pudesse falar:
Quando choro, nem sempre significa que estou com fome. Por vezes, choro apenas porque acho o mundo que me rodeia assustador. Outras vezes, choro para libertar tensões. A adaptação a este mundo exterior não é tarefa fácil! Sempre que choro, significa que preciso de ti.

Por favor, responde o mais depressa que puderes. À medida que me fores conhecendo, aprenderás a “ler” e a responder aos meus vários apelos, passando por diversas provas e mal-entendidos. Por vezes, nada parece resultar, mas não fico zangado contigo.

Poderei precisar de chorar um pouco para aliviar a pressão. Se o meu choro começar a perturbar-te seriamente – e isso poderá acontecer – podes colocar-me num lugar seguro durante alguns minutos ou pedir a outra pessoa que tente ajudar. Não te esqueças, estamos ambos a adaptar-nos a grandes mudanças na nossa vida.

O que o bebé está a aprender:
Ao responder rapidamente aos apelos do recém-nascido, estará a mostrar-lhe que cuidará sempre dele, e este aprende que consegue comunicar eficazmente. Não se preocupe, não estará a mimá-lo demasiado. Na realidade, vários estudos demonstraram que os bebés que recebem uma resposta rápida e sensível quando choram têm tendência para chorar menos de um modo geral porque aprenderam que recebem sempre o cuidado necessário.

Quando reconforta o bebé, está a ensinar-lhe formas de se acalmar a si próprio. Por exemplo, se os abraços o ajudam a acalmar, mais tarde poderá abraçar-se ao seu objecto de conforto (talvez um urso de peluche) para conseguir adormecer sozinho. Com o passar dos anos, a sua atenção imediata ajudá-lo-á a sentir que consegue confortar-se a si próprio e controlar-se, mesmo em situações de maior tensão.

O que pode fazer:


- Quando o seu bebé lhe “diz” que está perturbado, experimente vários métodos. Verifique se tem fome ou se precisa de arrotar. Veja a fralda. Segure-o em várias posições. Cante ou fale calmamente com ele. Aconchegue-o numa manta de bebé. Leve-o a passear no carrinho ou de carro.

- Aprenda de que forma o bebé gosta de ser reconfortado. Por exemplo, alguns bebés poderão achar opressivo o facto de falar e olhar para ele ao mesmo tempo. Poderá ter de fazer uma coisa de cada vez: olhe para o bebé sem falar, cante para ele sem estabelecer contacto visual.


Ainda há mais, mas não coloquei, quem quiser eu digo onde encontrei.
Este é o link, para o resto do texto
http://familia.sapo.pt/johnson/dos_0_aos_6_meses/etapas_de_desenvolvimento/988736.html

3 comentários:

Cati disse...

Espectacular este texto! Sim, quero saber mais, podes dar indicação de onde encontraste?

Um beijo e boa Páscoa!

Sarita disse...

Bem, cá está o link, para o resto do texto.

http://familia.sapo.pt/johnson/dos_0_aos_6_meses/etapas_de_desenvolvimento/988736.html

Liana disse...

Sim Sra