sábado, 18 de abril de 2009

32 semanas





Está grávida de 32 semanas – já só faltam 56 dias!
A ponta dos dedos das mãos e dos pés está agora coberta com unhas.


Por esta altura, o bebé pesa cerca de 1,8 kg e tem pouco mais de 43 centímetros. As unhas das mãos e dos pés já cresceram completamente. Alguns bebés já têm uma boa cabeleira; outros têm apenas uma penugem.
O bebé ocupa agora muito espaço no interior do útero mas o espaço confinado não lhe limita o nível de actividade. Poderá ter ouvido dizer que é normal os bebés abrandarem o ritmo com o avançar da gravidez, mas isso não é verdade. Se notar alguma redução dos movimentos do bebé, contacte o seu médico.





Está grávida de 32 semanas – já só faltam 56 dias!
Ajuda para a falta de fôlego e porque o bebé dá pontapés à noite.


O volume sanguíneo (plasma e glóbulos vermelhos) é agora cerca de 40 a 50% superior ao que tinha antes de engravidar, indo assim ao encontro das suas necessidades e do bebé. (Esta quantidade adicional também ajuda a compensar o sangue que perderá durante o parto.) Agora aumenta quase meio quilo por semana e mais ou menos metade disso é directamente canalizado para o bebé. Com o útero a roçar o diafragma e o aumento da pressão no abdómen, poderá ter de enfrentar mais vezes a azia e sentir-se um pouco sem fôlego.

À medida que o bebé cresce, uma cada vez maior concentração de peso na barriga provoca uma alteração de postura e uma mudança do centro de gravidade. Além disso, os músculos abdominais vão esticando, as hormonas relaxam os ligamentos e o útero em expansão pode mesmo comprimir alguns nervos. Tudo isto pode contribuir para dores no fundo das costas e possivelmente para alguma dor ao nível das nádegas e das ancas. Informe o seu médico se sentir dores intensas ou dormência ou pontadas nas pernas.

EXPLICAÇÃO

Porque o bebé dá pontapés de noite?

Muitas grávidas dizem que os bebés parecem mais activos durante a noite, mas ninguém sabe porque acontece. A explicação tradicional é que a mulher irá reparar mais facilmente nos movimentos quando está quieta e sossegada. Mas pelo menos um estudo encontrou uma resposta diferente: investigadores no Canadá monitorizaram mulheres forçadas a fazer a gravidez em repouso e concluíram que os bebés eram mais activos à noite – mesmo que as mães passassem 24 horas por dia deitadas. Uma explicação possível é que os bebés gostam de se mexer e, quando a mãe está a dormir, o bebé sente-se incentivado pelo facto de se mexer sozinho, explica o Dr. Mark Taslimi, professor de obstetrícia e ginecologia no Lucille Packard Children's Hospital, em Palo Alto, na Califórnia.

DICA DE CONFORTO

Falta de ar

Fica sem fôlego mais vezes do que o costume? Para lidar com isso:

• Abrande o ritmo. Seja realista sobre aquilo que consegue ou não consegue fazer e ouça o que o seu corpo tem para lhe dizer. Se uma actividade lhe parecer demasiado cansativa, então é porque é.

• Tenha cuidado com a postura. Os pulmões terão mais espaço para expandir se mantiver os ombros levantados, impedindo-os de descaírem.

• Concentre-se na respiração. Concentre-se em fazer inspirações profundas e cheias, conduzindo-as pela garganta e imaginando todo o percurso até ao bebé.

• Eleve o seu corpo. Irá perceber que conseguirá respirar mais profundamente à noite se elevar a cabeça e o peito com almofadas suplementares

1 comentário:

Maria José disse...

Parabéns pelas 32 semanas está mesmo quase que emoção
bjs