sábado, 28 de março de 2009

29 Semanas




Está grávida de 29 semanas – já só faltam 77 dias!


O cérebro do bebé está a desenvolver biliões de neurónios.


O bebé cresce agora a toda a velocidade. Esta semana, pesa aproximadamente mais 250 gramas do que na semana passada (com um total de cerca de 1,150 kg) e tem pouco mais de 38 centímetros de comprimento da cabeça ao calcanhar.


Os músculos e os pulmões continuam a amadurecer e a cabeça começa a ficar maior, criando espaço para o cérebro em franca expansão – e que está bem ocupado a desenvolver biliões de neurónios. Com este acelerado crescimento, não é de surpreender que as necessidades nutricionais do bebé atinjam o máximo este trimestre.


Para se manter a si e ao bebé bem alimentados, vai necessitar de muitas proteínas, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio. (Todos os dias, cerca de 200 miligramas de cálcio são depositados no esqueleto do bebé, que se encontra em fase de endurecimento.)



Está grávida de 29 semanas – já só faltam 77 dias!


Que movimentos deve sentir e como aliviar as hemorróidas.


Agora já deve sentir os movimentos do bebé com maior intensidade. Preste atenção aos pontapés e cotoveladas e informe o seu médico se notar alguma redução da actividade. É possível que este lhe peça para registar a frequência de movimentos do bebé, para se certificar de que tudo está bem. Deverá sentir pelo menos dez movimentos em cada duas horas.

Alguns dos seus velhos amigos – a azia e a prisão de ventre – poderão voltar a fazer uma visita. A hormona da gravidez, a progesterona, relaxa os tecidos moles do intestino em todo o organismo, incluindo o tracto gastrointestinal. Este relaxamento, associado a uma barriga mais “recheada”, abranda a digestão, o que pode gerar gases, especialmente após uma refeição mais pesada. Outro problema causado pelo crescimento do útero (e pela prisão de ventre) são as hemorróidas. As hemorróidas – que não são mais do que vasos sanguíneos inchados na zona rectal – são muito frequentes durante a gravidez e desaparecem normalmente logo após o parto



Cheguei ás 29 semanas e cada semana que passa, estou mais perto de conhecer o meu tesouro.

Continuo com alguns incomodos, mas nada que não se aguente.

3 comentários:

Cláudia disse...

Já falta pouco :)


beijinhos e aproveita bem...

Liana disse...

Parabéns

Mãe-Te-Quer disse...

Parabéns pelas 29 semaninhas!
Tudo de bom!
Beijinhos