quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Criopreservação

Este é um tema, um bocadinho "estranho", pois as opinioes que tenho ouvido, variam muito, e vão desde: "Acho que deviam fazer, pois não sabem o dia de amanha." Ou entao "que esse seja o dinheiro mais mal gasto da vossa vida" (vistas as coisas por este lado) Mas há também "pois, é porque ainda não está provado que isso seja uma coisa util e o bebe, caso venha a precisar não vai poder utilizar as suas proprias celulas.
Como tal e como neste assunto sou uma leiga, decidi começar a investigar por algum lado e enviei um mail á Bioteca( comecei por aqui) e fiz algumas perguntas (se calhar algumas sem nexo nenhum) mas vou transcrever para aqui algumas passagens do mail. Se caso quiserem todo, enviem o pedido que eu transcrevo por mail.

Pergunta feita por mim- “gostaria portanto de saber se ainda vou a tempo de pedir o kit, para a conservação das celulas?”

Para evitar contratempos relacionados com um eventual parto prematuro e para que os pais tenham mais tempo para se familiarizarem com o processo e os passos que este envolve, recomendamos que o kit de recolha seja solicitado à Bioteca até cerca de um mês, mas de preferência dois meses, antes da data prevista para o parto. No entanto, a Bioteca pode aceitar pedidos mais urgentes.


- Gostaria tambem de saber que garantias me dão sobre essa mesma conservação e o que é necessario para ela ser feita.” (a resposta a esta é enorme, não dá para copiar)


- “Mais, sendo eu do norte do país, voces vêm recolher as celulas ao hospital? Como é que esse serviço é feito e o que tenho que fazer até lá?”

Quanto ao processo de recolha, decorre nos passos seguintes:
1. Os pais contactam a Bioteca para envio do kit de recolha, contra pagamento.
2. O kit é enviado aos pais em conjunto com o contrato, e os pais devolvem o contrato assinado à Bioteca.
3. A mãe deve fazer análises para despistar doenças transmissíveis ao filho e envia uma cópia dos resultados à Bioteca antes do nascimento do bebé.
4. Os pais devem tentar informar o médico que irá assistir ao parto da sua intenção de recolher o sangue do cordão umbilical.
5. Na altura do parto, os pais levam o kit para o hospital/maternidade.
6. A equipa médica procede à recolha do sangue logo a seguir ao parto, e entrega o sangue recolhido ao pai ou acompanhante.
7. O pai ou acompanhante contacta a empresa transportadora, nos horários previstos nas instruções, para que o sangue seja enviado ao laboratório da Bioteca em Lisboa.
8. No laboratório, o sangue é processado para isolamento das células nucleadas (onde se encontram as células estaminais) e criopreservado.
9. Cerca de dois dias após o nascimento os pais que forneçam um endereço de e-mail recebem uma notificação de chegada do SCU ao laboratório.
10. Cerca de duas a três semanas após o nascimento é enviado aos pais o resultado do processo de isolamento e criopreservação.
11. Paralelamente a área financeira da Bioteca envia aos pais a factura da criopreservação notificando-os para pagamento da criopreservação nos termos do contrato (até 5 dias após a factura).

Modalidade 1: de Pagamento (há varias)
Análises:
Custos do serviço:

(...)

2 comentários:

Liana disse...

Linda, acho que deves fazer o que o teu coração te diz.
A minha Cunhada que é obstetra, o meu Cunhado que é pediatra e o Pai do meu Afilhado que é médico clínica geral não me aconselham a fazer.
Dizem que, por enquanto, não vale a pena porque não garantem nada, não há provas. É marketing.
Mas acho que deves fazer o que o teu coração diz.
Sempre!
Confia no teu coração.

Beijo

Fi disse...

Olá!
Não conhecia o teu blog!
Mas agora já sou seguidora e tu do meu.
Um beijinho grande :)

nao fui a tempo de votar...mas o meu voto seria: Bernardo
Mas os outros nomes tambem sao muito bonitos.